Novas Tecnologias no Tratamento de Patologias na Base do Crânio

Quando é indicado o tratamento de neurinoma do acústico com radiocirurgia esteretáxica?

Nos últimos anos, a  radiocirurgia esterotáxica vem sendo utilizada para o tratamento do neurinoma do acústico. Esse tipo de radiação é diferente do tipo utilizado para o tratamento do câncer e é precisamente focado no tumor com pouca radiação afetando o restante do cérebro. Esse tipo de tratamento tem se mostrado efetivo para alguns pacientes com tipos específicos de neurinoma do acústico.

Somente tumores pequenos podem ser tratados. Além disso, estaria indicado somente para idosos ou sem condições clínicas de se submeterem a uma anestesia. 

Diversos dispositivos e protocolos podem ser realizados para realizar a terapia de radiação estereotáxica. O tratamento pode ser realizado em um dia único ou durante vários dias. Existes vantagens e desvantagens em ambos os métodos. Para os pacientes que serão submetidos a terapia de radiação esterotáxica, nós preferimos utilizar a Radiocirurgia por Gamma Knife ou LINAC.

Já que os neurinomas do acústico tem crescimento benigno, nós não recomendamos o tratamento com radiação como primeira escolha. A radiocirurgia não é isenta de riscos e não resulta no desaparecimento do neurinoma do acústico. Perda auditiva e  paralisia facial podem ocorrer após a radiocirurgia. Nos casos em que a radiocirurgia não é efetiva e o tumor  continua crescendo , o procedimento cirúrgico terá mais dificuldades técnicas e menor possibilidade de ressecção tumoral total.