Abordagens transfaciais na era da endoscopia

A base da cirurgia de tumor craniofacial é a completa extirpação cirúrgica, preferencialmente tudo junto ou com limites livres. Técnicas craniofaciais são as estratégias primárias e mais sofisticadas no tratamento de tumores de base anterior do crânio. Na última década, resultados favoráveis de artigos acerca de técnicas endoscópicas aumentaram.
Poder-se-ia concluir que as abordagens transfaciais clássicas podem se tornar inúteis, mas, na verdade, há pouca pesquisa comparando ambas as técnicas. Neste artigo, os autores apresentam a experiência deles com ressecção craniofacial combinada de tumores da base anterior do crâ em 9 pacientes consecutivos entre Janeiro de 2013 e Julho de 2015.
O artigo tem como objetivo revisar algumas das abordagens transfaciais tradicionais, ilustrando-a com esse grupo de pacientes cirúrgicos. Benefícios e malefícios delas são discutidos.
A cirurgia dos tumores da junção craniocervical é complexa e deve ser realizada por um neurocirurgião experiente, em hospitais com estrutura adequada. A equipe do Dr. Gustavo Isolan atua em Porto Alegre, nos hospitais Moinhos de Vento e Divina Providência – ambos reconhecidos pela excelência –, com ampla experiência no tratamento cirúrgico de adenomas de hipófise.
Por Dr. Gustavo Rassier Isolan, MD PhD.
Abordagens a Sela Túrcica nos Adenomas da Hipófise


